Já são quase 40 milhões de trabalhadores cadastrados na base do eSocial, desde empregados de empresas, empregados domésticos e outros trabalhadores sem vínculo de emprego. Ainda serão cadastrados aqueles vinculados a órgãos públicos e entidades internacionais, pois a data limite é no próximo ano.
Grupo de empregadores. Quantidade de trabalhadores
GRUPO 1 11.742.710
GRUPO 2 11.305.264
GRUPO 3 14.636.866
Empregados domésticos 1.551.713
Total de trabalhadores 39.236.553
Até a próxima publicação sobre atualização das simplificações do eSocial, conforme a Lei n° 13.874/19, os empregadores precisam seguir prestando informações ao sistema. De acordo com as obrigatoriedades e prazos estabelecidos.
Os dados dos trabalhadores que forem adicionados à plataforma, de acordo com os pedidos do eSocial, alimentarão também a CTPS Digital.
As empresas que utilizam do eSocial já podem fazer a contratação de funcionários de forma mais fácil. Sem a exigências de documento físico. O que facilita o acesso ao mercado, o que gera a simplificação e desburocratização, já que não há necessidade de carteira de trabalho em papel.