Sabia que o AVC é considerado a segunda grande causa de mortes no Brasil?


O Acidente Vascular Cerebral, conhecido como AVC, é o entupimento ou rompimentos de vasos sanguíneos que vão até o cérebro. Ele atinge cerca de 400 mil brasileiros por ano e é considerado a segunda grande causa de mortes no Brasil.

Em 10 anos, a estatística de pessoas com menos de 45 anos atingidas por esse problema subiu em 65%. A preocupação se torna ainda maior por conta de o AVC atingir, cada vez mais, pessoas jovens.

Hoje, há algumas formas mais comuns de se prevenir o AVC, como:

  • Reduzir consumo de sal;
  • Não fumar;
  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Se alimentar bem;
  • Evitar o consumo de álcool.

No entanto, a realização de exames preventivos laborais é tão importante quanto. Saiba mais abaixo.

Exames preventivos laborais

Primeiramente, os exames preventivos laborais são aqueles exigidos pelo médico do trabalho antes de iniciar as tarefas de trabalho em uma empresa.

Sendo assim, é comum que, para atividade à exercer, há determinados exames. Além disso, todo colaborador deve passar pelos exames admissional, periódicos, de troca de função (quando necessário) e, ao ser desligado, o demissional.

► Exames ocupacionais obrigatórios: Saiba mais sobre eles

O fato é que, independente de qual exame é feito, eles são essenciais para detectar se há algum problema com o colaborador, dando um diagnóstico desde o início. Prevenindo, assim, que certas doenças se agravem se descobertas com antecedência.

Também conhecidos como exames ocupacionais, eles incentivam os funcionários a se preocuparem um pouco mais com a sua saúde. Buscando a melhor qualidade de vida e, consequentemente, sendo mais produtivo no dia a dia.

Prevenir o AVC pelos exames preventivos laborais

Por meio de exames solicitados pelo médico do trabalho, pode-se prevenir e conscientizar trabalhadores sobre o AVC. Conforme citado acima, os exames podem auxiliar a prevenção de doenças e incentivar um hábito de vida mais saudável.

Prevenir o AVC não só traz economia para as corporações como também salvam vidas. Por esse motivo, as empresas possuem grande responsabilidade em incentivar e solicitar, aos seus funcionários, que realizarem os exames periódicos. Esse fator é determinante para prevenir que doenças se desenvolvam e haja complicações futuras.


Fonte:  https://ww2.soc.com.br/2020/01/como-prevenir-o-avc-por-meio-de-exames-preventivos-laborais-2/